Estudo propõe nova teoria para origem da água na Terra

Cientistas encontram indícios da presença de água nas primeiras rochas que formaram a Terra. Assim, contrariando a ideia de que tenha sido trazida por cometas e meteoritos.

Ciência Ativada Sep 2 · 2 min read

Cobrindo 70% da superfície do nosso planeta e vital para a vida na Terra, a origem da água ainda é objeto de estudo.

Observações anteriores afirmam que o líquido de composição H2O tem sua ascendência em cometas e meteoritos que bombardearam a Terra há milênios. Não obstante, a hipótese não é um consenso entre os cientistas.

Um novo estudo, portanto, reacendeu o debate ao propor que a água já estava por aqui bem antes do que se imaginava.

Segundo modelos de formação planetária mais aceitos, a Terra provavelmente era seca, quando se formou. Por estar mais próxima do Sol, sua superfície era árida e rochosa. Tendo, por conseguinte, a água chegado por fontes externas após a sua formação através de meteoritos contendo H2O ou cometas feitos de gelo.

Em um estudo publicado na Revista Science, é estudado a composição dos chamados condritos de enstatita ou condritos tipo E — um tipo de meteorito bem raro. Acredita-se que esses condritos fizeram parte da formação inicial do planeta Terra, uma vez que a sua composição é parecida com o manto terrestre e com origem nas proximidades do Sol.

Analisando um grupo de 13 condritos, é revelado que essas rochas possuem uma altíssima quantidade de hidrogênio, indicando que eles podem ter contribuído par a formação da água no início da formação planetária.

E não é somente isso! Se pegarmos esse mesmo tipo de condrito do tamanho da Terra, teríamos um planeta com uma quantidade de água três vezes maior do que a nossa.

Escrito por

Ciência Ativada

Ciência Ativada

Em função da magnificência e complexidade do universo, é mais do que válido admirar a abóboda da orquestração científica, deliberando sobre ela sua divulgação.

Contatos

E-mail: ativadaciencia@gmail.com

Instagram: @cienciaativada 

Publicado por Ciência Ativada

Divulgador científico, criador de conteúdo e estudante.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora